Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

DIRECIONAL 11 ELEMENTOS UHF

              
O Boom, deve ser de alumínio e retangular. A diâmetro usado na antena testada para este projeto, foi de 2×2 cm, e o comprimento total de 1,80 metros. A placa de fixação da antena no mastro, também é de alumínio e foi colocada no espaço inicial do Boom. O elemento Refletor, cuja posição na tabela é 0(zero), fica a cerca de 30 cm de distância do início do Boom, conforme demonstrado no desenho acima. Os elementos foram fixados através do Boom e presos com parafusos. Todos os elementos são vergalhões de alumínio de 0,5mm (varetas rígidas) com exceção do Elemento Irradiante que é feito de vareta de alumínio oca (tubo de alumínio), de 1,0 cm de diâmetro e parede de 1,0 mm.
Detalhes de fixação dos elementos no Boom
Detalhes do GAMMA MATCH
Normalmente, o que se vê, é o Gamma posicionado na frente do elemento Irradiante. Porém, neste projeto, o Gamma Match, deve ser posicionado ao lado do Elemento Irradiante (qualquer lado, exceto se você resolver empilhar esta antena, e neste caso, deve ser colocado do lado externo). Nada deve ficar entre os Elementos Refletor, Irradiante e Diretores, para não atrapalhar o ajuste da antena, bem como o seu desempenho que é excelente e esta antena é de altíssimo ganho.

A distância descrita na tabela é para ser aplicada entre elementos.
Começando com o Elemento Refletor na posição 0(zero), o Irradiante fica a 16,5 cm de distância do Elemento Refletor, o Diretor-1 dista 13,0 cm do Irradiante, e assim sucessivamente.
A Antena foi calculada para operar entre 430 e 450MHZ.
A curva de ROE (SWR) é muito baixa, ajustando e zerando no meio da faixa,
ou seja, em 440MHZ.
Boa Sorte!

Fonte: Feirinha Digital

Postado por Marco PY2JV

Nenhum comentário: