Powered By Blogger

Total de visualizações de página

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

GRANDE GABRIELENSE HERON DOMINGUES

Heron Lima Domingues é o nome completo de Heron Domingues, famoso locutor carioca. Ele nasceu, porém, em São Gabriel, cidade do Rio Grande do Sul, em 4 de junho de 1924. Aos  16 anos resolveu que iria ser cantor., mas houve um enorme imprevisto, que fez com que ele iniciasse sua carreira profissional na Rádio Gaúcha de Porto Alegre, em 1941. Faltou um locutor e foi Heron quem anunciou a entrada dos Estados Unidos na 2ª Guerra Mundial,  devido ao ataque de Pearl  Harbor Estava iniciada a carreira daquele que iria ser o maior locutor do Brasil, pois ele saiu da Rádio Gaúcha empregado, não como cantor, mas como locutor.Depois Heron trabalhou nas Rádios Farroupilha e Difusora de Porto Alegre.Em 1944, Heron mudou-se para o Rio , e foi trabalhar na Rádio Nacional, no programa:"Repórter Esso"onde transmitia a notícia," como se estivesse numa trincheira",diziam os comentaristas.
Quando chegou a televisão no Rio de Janeiro e Heron Domingues passou para o novo veículo, ele emagreceu 20 quilos, reformou todo o guarda-roupa. Era, portanto um homem esforçado e caprichoso por natureza.Tanto que ele mesmo contou em uma entrevista: "Trabalhei no Repórter Esso de 44 a 1962 sem um dia de folga. Levantava às 6, 45 e voltava para casa à 1,30 da madrugada. Por vezes dormia na emissora, onde coloquei uma cama para as emergências. Foi uma época conturbada e o Brasil teve no período 10 presidentes da república". E , durante a guerra, dormia na emissora com um fone no ouvido, ligado à UPI. Outro detalhe do trabalho de Heron Domingues, era telefonar à todas as embaixadas, para confirmar as notícias que lhe chegavam. Não que desconfiasse das fontes, mas exigia a confirmação. Ele era"a testemunha ocular da história", como dizia. E coube a ele dar as notícias mais importantes do mundo.Foi ele quem deu a notícia do lançamento do primeiro satélite artificial em órbita terrestre,a conquista pelo Brasil da Copa do Mundo em 1958, o lançamento da bomba atômica em Hiroshima, o suicídio de Getúlio Vargas,a renúncia do presidente americano Richard Nixon e o fim da 2ª Guerra Mundial, que foi a última notícia que Heron Domingues deu em vida.
Heron Domingues apresentou o Repórter Esso por 18 anos, no Rio de Janeiro.Quando se transferiu para a Rede Globo, consagrou-se no Jornal Nacional como comentarista internacional.
 Heron Domingues faleceu em 10 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro,após um dia de trabalho. Teve um ataque cardíaco.. Ele era casado com a também jornalista Jacyra Domingues.
Uma equipe médica examinou as cordas vocais  de Heron Domingues por 10 anos consecutivos, pois ele fumava e bebia. Não encontraram nenhuma alteração. Ele era  um fenômeno vocal.

Nenhum comentário: