Powered By Blogger

Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Atividade solar pode interferir nas comunicações na Terra



Esta foto mostra um aumento significativo das chamadas labaredas solares e de regiões de poderosos campos magnéticos conhecidos como pontos solares
Foto: BBC Brasil


A atividade na superfície do Sol vem se intensificando e poderá provocar interferências nas redes de comunicação da Terra nos próximos dois anos, segundo adverte um grupo de cientistas em antecipação ao lançamento de um novo observatório solar da Nasa, a agência espacial americana.


Novas fotos feitas por telescópios espaciais mostram um aumento significativo das chamadas labaredas solares e de regiões de poderosos campos magnéticos conhecidos como pontos solares após um período com a mais baixa atividade solar em quase um século.


A atividade solar intensa pode prejudicar o campo de proteção magnética da Terra, provocando sérios problemas nos sistemas de comunicação e até mesmo nos sistemas de distribuição de energia elétrica.


Segundo os cientistas, o pico da atividade solar poderá ocorrer em meados de 2012, elevando o risco de problemas com transmissões de televisão e redes de internet e o risco de apagões durante os Jogos Olímpicos de Londres.


'Maluco'
"Nos últimos três anos, a superfície do Sol havia se acalmado bastante por um tempo. A cada 11 anos as labaredas reaparecem, e de repente vemos a retomada dessa atividade", afirma a astrônoma Heather Couper, ex-presidente da Associação Britânica de Astronomia.


"O Sol é uma grande massa magnética, e se há qualquer interrupção nos campos magnéticos, o Sol fica meio maluco, então temos essas incríveis explosões e labaredas e coisas que provocam fenômenos como as auroras boreais", explica Couper.


"Quando o Sol tem uma labareda, isso pode realmente afetar as conexões elétricas no nosso planeta. Isso já provocou até mesmo no passado a interrupção dos negócios nas bolsas de valores de Tóquio e no Canadá", diz a astrônoma.


Sem explicações
Apesar de os cientistas conhecerem bem as consequências do aumento da atividade solar, eles ainda não têm muitas explicações para a origem do fenômeno, muito menos condições de prever sua ocorrência.


Os pesquisadores esperam que o lançamento do Observatório de Dinâmica Solar da Nasa, nesta semana, os ajude a coletar dados que os ajudem a dar avisos antecipados da ocorrência de labaredas solares e de tormentas magnéticas.


Segundo eles, as consequências podem ser minimizadas com o desligamento de circuitos eletrônicos sensíveis antes das tormentas magnéticas, reduzindo o risco de danos a satélites de transmissão. A sonda da Nasa, que deverá ser lançada no sábado, ficará na órbita da Terra por cinco anos para investigar as causas da atividade solar intensa.
Fonte: Terra




Ajuda de todos os radioamadores no haiti
Os Radioamadores são convidados a manter 7.045MHz e 3.720MHz livres para todo o tráfego de emergência decorrentes do terramoto que atingiu o Haiti em 12 de Janeiro de 2010 no caso de qualquer Radioamador haitiano conseguir entrar em emissão e no caso de outros eventos relacionados nas áreas circunvizinhas, incluindo réplicas.•
Arnie Coro, CO2KK, IARU-R2 Área C Coordenador de chamadas de emergência relatados às 0245 UTC eles não foram capazes de comunicar com qualquer Radioamador no Haiti, mas há presença de amadores de outros países na área, que também sentiram o tremor. Eles pedem o seu apoio para manter estas frequências limpas.•
O seguinte é de um e-mail de CO2KK lançado para o CQ / WorldRadio Online redacção:•
"Poucos minutos depois do terramoto que foi sentido nas cidades do leste de Cuba, a Federação Cubana de Rádio Amadores Net Emergência foi activado, com estações de controle de estações CO8WM e CO8RP localizadas na cidade de Santiago de Cuba, e em contacto permanente com o Centro Nacional de Sismologia de Cuba, localizada naquela cidade.
Estações na cidade de Baracoa, na província de Guantánamo, também foram activadas imediatamente como os movimentos de terra foram sentidos ainda mais forte lá, devido à sua proximidade com o Haiti.
CO8AZ e CO8AW entraram no ar imediatamente, com a estação CM8WAL. Na fase inicial da emergência, a população da cidade de Baracoa foi evacuada para longe da costa, como houve um alerta preliminar de um evento possível tsunami ou de uma pesada sequência de ondas de impacto na linha da costa marítima da cidade, mar parede...
Baracoa não pôde contactar estações de Santiago de Cuba, em 40 metros devido ás hora 5 PM local, várias estações no oeste de Cuba e uma no Estado da Florida, desde E.U. fizeram de relé.
CO2KK, como Coordenador de Emergência IARU Região II, Área C, ajudou a organizar as redes, em 7045 kHz e também em 3720 kHz, enquanto as redes locais em Santiago de Cuba e Baracoa operavam em 2 metros.
Ainda ás 9,45 hora local 0245 UTC não têm sido capazes de contactar qualquer amador ou estações de serviços de emergência no Haiti.
Radioamadores da República Dominicana, Porto Rico, Venezuela, acompanham a frequência de banda de 40 metros, que notificou para a Região II de IARU executivo Ramon Santoyo XE1KK como em uso para a emergência, pedindo que 7045 kHz estar limpa quanto possível...
Ainda estamos escutando 7.045 kHz esperando que alguém no Haiti pode ter acesso a um transceptor e pelo menos uma bateria de carro para operar.
Todas as informações que até agora vem do sismólogo cubano nos falam de um terramoto muito intenso, e também da possibilidade de outros eventos a seguir.
Seguindo o conselho do geofísico, estamos mantendo as frequências de 7045 e 3720 quilohertz activa até novo aviso ".


ULTIMAS NOTICIAS DE RADIOAMADORES


A destruição é maior do que inicialmente se pensou", disse ao DN o radioamador Carlos Nora(CT1END). Este referiu a existência de "transmissões internas em VHF e UHF, e todas elas falam do mais completo caos. O que aparece nas imagens não traduz a realidade". Deste tráfego, explicou o radioamador, depreende-se "que não há electricidade nem telefones móveis ou fixos. Os rádios estão a funcionar com baterias e geradores".


Pelo menos um operador estrangeiro estava no Haiti. Pierre Petry,
HB9AMO apareceu no dia 3 de Janeiro operando como HH2/HB9AMO e
planejava um QRX de duas semanas. Voltaria ao ar no dia 13 no
horário nocturno local, entretanto ainda não há informações sobre ele.
Ele mantém uma página pessoal com informações sobre suas expedições.
http://www.hhhb9amo .pa7fm.nl/


O Padre John Henault, HH6JH, em Port-au-Prince, estabeleceu contacto na 4ª feira de manhã com a Intercontinental Assistance and Traffic Net (IATN) em
14.300 MHz, a frequência para comunicações de emergência IARU Global Centre of Activity. Baseado em relatos monitorizado por W2VU, Padre John informou que ele e todos os que estavam com ele estão bem e salvos, mas não têm serviço telefónico e energia eléctrica. Ele operou com energia de uma bateria e espera ter um gerador a funcionar mais tarde. A estação foi escutada por William Sturridge, KI4MMZ, em Flagler Beach, Florida.


Uma comissão do Clube de Rádio Dominicano, Inc. e da União Dominicana radioamadores relevantes para preparar o mundo para se comunicar com Port-au-Prince Haiti, uma cidade devastada por um terremoto de 7,3 graus na escala Richter. A comissão coordenada pelo presidente do DER e do apoio de Pepe Goico HI8PGG está provisoriamente a partir do rádio deu ao clube na manhã de sexta-feira, 14 deste mês. Eles pretendem instalar uma estação de radiodifusão a mesma vontade com HI8RCD/HH indicativo, e terá todas as modalidades de comunicação nas bandas de amador e uma estação móvel com todas as bandas de frequências onde sera informado todo o mundo. A delegação será composta inicialmente por Pepe rádio amador Goico por membros do RCD ea Udra seguinte, indicativos HI8FLB, HI8CJG, HI8DBF, HI8SAR, HI8JLH, HI8ROD e HI3TEJ


Jean-Robert Gaillard, Port-au-Prince, Haiti (HH2JR) e Frederick J. Moore, 7500 E Pocono Dr, Inverness, FL 34450 (W3ZU), na Flórida.
Centenas de mortos, sem energia, sem eletricidade, sem hospital. Jean-Robert Gaillard relatórios de 30 réplicas desde o terremoto principal, dizendo que "tudo é o caos, há cadáveres por todo o lado." Essa conversa foi captada através de um Radioamador há alguns instantes. Jean-Robert se torna muito emocionante no final da conversa, quando ele é informado há uma Coast Guard Cutter em cena em Port Au Prince, um navio-hospital a caminho, e mais 3 Cortadores de rota.


INFORMAÇAO DE CT2IUL 73

Nenhum comentário: