Powered By Blogger

Total de visualizações de página

domingo, 27 de abril de 2014

SAUDOSO GILBERTO AFFONSO PENNA - NO GRUPO DOS VETERANOS

     



Felizmente podemos registrar neste número de aniversário de EP que a nossa seção ,a dos ¨velhinhos ¨( em tempo de serviço , é claro !), vem merecido a melhor das acolhidas por parte dos que pretendem ingressar no GV , receber o artístico diploma e participar de outras agradáveis novidades.
          Em nosso último número divulgamos o expediente  relativo a um de fato veterano - colega PY1AEB, Elias Amaral de Souza , companheiro dos bons tempos de convivência do ex - PY4CM (atual PY1AFA) , nosso Emir Giafpe ( que Allah ! o bom , o tenha sempre sob proteção ) e como desejamos que ambos prossigam unidos e mutuamente relembrados , damos a PY1AEB o recibo de sua correspondência e num ¨esforço reportagem¨, um verdadeiro furo : o pedido de inscrição (religiosamente ao pé das condições exigidas ) do ex-PY4CM (atual PY1AFA) ainda hoje o Emir , o preferido de Allah ! ...
          ¨Meu caro companheiro Luiz Onofre .
foto do Diretor de E-P (Edição ¨de pai para
filho desde 1916 ¨) 
          Dizem que ¨santo de casa não faz milagre ¨. Mas você desmentiu o rifão . Provocou o ¨milagre ¨ de fazer-me desencavar a empoeirada licença de minha primeira estação de Radioamador  - em uma Fazenda situada em Ribeirão da Mata , Estado de Minas Gerais . Seu prefixo era PY4CM ( quatro cavalos magros , como na época foi batizada) . Data de 1937 .
          Não posso pretender a veteracidade do Elias , PY1AEB, ex-PY1MS e ex- BZ1IC , que foi quase o inventor do rádio no Brasil. Só possuo 31 anos de Radioamadorismo , que iniciei como esparadrapo de PY1FX até conseguir modular minha própria estação.
          O começo não foi fácil , caro Luiz Onofre : na fazenda só havia um pequeno dínamo movido pelo moinho de fubá . Quando tudo ia bem, na época ¨das águas¨, dava seus 90 volts de corrente contínua . Depois de muitos tratos à bola , consegui um XMTR que tinha 2 (isso mesmo : dois ) watts de saída . E o RCVR era um velho ¨conqueror¨RFS com um montão de triodos 227 que eu mudei por 76. Mas mesmo assim consegui bons QSO ( alguns DX ) e, sobre tudo, excelentes amizades !
          Sei que não há tempo ( e sobre tudo espaço!) para divagações ¨históricas¨Encerro, pois, com meu pedido de inscrição no GV, anexando uma foto. Confesso que não é lá muito recente . Segundo as más línguas , oficializei esta foto como ¨edição definitiva ¨-- e até já disseram que a fotografia anexa tanto serve para mim como para um dos meus filhos .
          Sem propaganda da Dreher ( com permissão de PY3CBJ) , quase diria : uma foto de pai para filho desde 1916!... Cordiais 73 do Gilberto , PY1AFA .
          Bem , meu caro Gilberto, gostamos e julgamos interpretar a satisfação dos nossos companheiros , não só da equipe de E-P , como também da própria R.N.R. , pois por incrível que pareça ( incrível , mesmo ) muitos daqueles que espontaneamente se declaram seus admiradores pelo que tem representado para o radioamadorismo os anos de lutas e trabalhos em prol do maior desenvolvimento da técnica, e congregação em torno de um ideal - o ideal do verdadeiro Radioamador - que Gilberto Affonso Penna tem dado de si , pessoal e materialmente, ainda não o conheciam de foto natural e muito menos a origem , o nascedouro de um autêntico Radioamador.  





OBS . Fonte REVISTA ELETRÔNICA POPULAR , MAIO DE 1968 .pag 37 e 38 .

Nenhum comentário: