Powered By Blogger

Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de maio de 2014

RECORDANDO O PY2JJ ROOS


          A figura do veterano que neste número de E-P temos a  satisfação de apresentar, contitui, sem dúvida, um incentivo a outros tantos veteranos que , talvez, se encontrem um pouco inibidos de vir a público e, como tal, serem chamados do passado e coisas mais ...
Para melhor identificação ai está a
estampa simpática de PY2JJ Ross
nos dias de hoje. (ano de 1968)
          Estamos perante um real veterano radioamador, na mais justa acepção da palavra , colegas e leitores.
          Melhor que toda a literatura que pudéssemos fazer, na tentativa de mostrar quem é J.J. Ross, di-lo-á mais fielmente a documentação  que esse velho companheiro conserva em seu poder com um carinho todo especial , como parte integrante da hist´ria de sua vida.
Recibo comprovante do
pagamento pela ¨instala-
ção de um aparelho radio
emissor de propriedade do
PY2JJ Ross , então prefixado
como BZ1BK
jà em 1919 o Ross andava as voltas com sua experiências
e transmissões  ¨clandestinas ¨com transmissor de centelha!
Eis uma vista do conjunto onde se destaca ao alto uma
modesta binina e uma bojuda lampada a carvão .
          Há alguns anos radicado no Estado bandeirante, foi aqui no Rio ( ao tempo de Distrito Federal ) que J.J. Ross se iniciou na atividade de Radioamador que até hoje ainda pratica . Nessa época nos idos de 1926, recebia a ¨licença ¨nª 478, datada de 8 de junho daquele ano, e o prefixo BZ1BK ( que precedeu ao PY de hoje ) , tendo realizado  seu primeiro QSO em 4 de abril de 1926 com um outro veterano BZ1IB, Álvaro Freire. Como bem observa J.J. Ross, os primeiros transmissores e receptores ( tais como os transmissores e receptores ( tais como os de sua primeira estação, em 1919) ... não possuíam ... valvulas ! ( não , meu jovem leitor : nem transistores, pois naquela época essa pequena maravilha nem sequer passava pela mente pudesse vir a ser descoberta! ) . Era no sistema de bobinas (?) _ como se chamavam tais bobinas, prof . Souza ? - sei lá que nomes tinham aquelas ¨peças¨, em sua maioria feitas à mão pelos próprios radioamadores e que surtiram efeitos maravilhosos.
QSL de BZ1IB confirmando o 1ª QSO então feito por
BZ1BK note-se a data 4 de abril de 1926 ás
4 horas e 30 minutos da tarde , na faixa de ... 34 metros!
          Da invejável e na atividade de PY2JU ( este o seu atual indicativo ) diz bem a valiosa coleção de diplomas que conserva em seu arquivos ( inclusive o nosso simpático WAPY) e que faz constar orgulhosamente em seu arttístico QSL , que também registra ter sido ele o primeiro PY a operar em SSB ( 1956) . Elemento dos mais queridos, considerado e respeitado em São Paulo , onde é integrante do conselho na qualidade de fundador da LABRE , merece de todos nós , antigo ou novos na entidade  e no Radioamadorismo ,ser tomado como um símbolo ; e é verdadeiro exemplo aqueles que dia após dia ingressam no nosso meio , na R.N.R., dispostos a cumprir uma sagrada missão, respeitando a legislação, seus estatutos e demais dispositivos que ditam as normas e a ética do radioamadorismo.
          Ao PY2JU, J.J.  Ross, as mais alegres boas- vindas  do Grupo dos Veteranos , da Equipe de E-P e , particularmente , deste seu colega .
                                                   PY1BV



FONTE . REVISTA ELETRÔNICA POPULAR EDIÇÃO JULHO E AGOSTO DE 1968.



Nenhum comentário: