Powered By Blogger

Total de visualizações de página

sábado, 10 de maio de 2014

Edição de nº 15 de 10 de maio de 2014



          

Este é o Radio informativo semanal da Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão  LABRE/RS, 

 Edição de nº 15  de 10 de maio de 2014

“ LABRE/RS – GESTÃO 2014/2015
 - LIGADA NO RADIOAMADOR”

«««««««««


A PALAVRA DA DIRETORIA

Colega radioamador. Folhando alguns números antigos do QTC Minuano, publicação que a LABRE editava nos anos 80/90, encontrei um editorial que continua sendo atual. No artigo, infelizmente não temos o nome do autor, ele contava que havia visitado uma associação de ex-funcionários, na qual a mensalidade era de um real da época. Os freqüentadores podiam praticar vários esportes durante o ano todo, pois a associação tinha canchas cobertas. Nosso colega foi então até a tesouraria falar com o homem do dinheiro para saber como andava a contabilidade, pois a UM REAL de mensalidade, o caixa estaria abarrotado. Mas, para surpresa do nosso amigo, o tesoureiro disse que mais de 70 por cento dos associados estavam inadimplentes. O visitante concluiu que em todas as associações, por melhor que sejam seus objetivos e variadas opções oferecidas de lazer, confraternização, esportes, etc. o associado não “cria” o hábito de pagar suas mensalidades e fica inadimplente pensando que o dinheiro para a manutenção da entidade cai do céu, mesmo sabendo que ninguém sobrevive sem verbas para o sustento da associação. O colega que escreveu o editorial ainda acrescentou acertadamente: “Podemos afirmar que não é o valor da mensalidade que torna o associado inadimplente ou relapso com seus compromissos perante a sua associação. É a falta de hábito, pois ainda estamos muito arraigados a entidades benemerentes”. E concluía dizendo que o “nosso desejo é o de sermos dependentes. Dependentes do governo, dependentes disso ou daquilo. Desejamos que tudo seja uma espécie de Legião Brasileira de Assistência”. Tinha e continua com a razão nosso colega anônimo que escreveu para aquele QTC informativo da LABRE/RS em janeiro/fevereiro de 1997. Até hoje as entidades sem fins lucrativos continuam suas lutas pela sobrevivência e a nossa LABRE não é diferente. Por mais que as diretorias façam para mostrar que a instituição é a legítima e única representante dos radioamadores, a maioria não se sensibiliza e esquece até mesmo da contribuição para a IARU que é arrecadada pela LABRE, anualmente, valendo setenta centavos de dólar por estação credenciada pela ANATEL. Temos feito solicitações para que todos colaborem com a LABRE. Poucos atendem e, felizmente, embora em pequeno número, a quantidade de associados tem aumentado, mas ainda não chegamos aos 200 contribuintes.  Gostaríamos que, no mínimo, tivéssemos de 1.000 a 1.500 colaboradores. Então, certamente, já teríamos uma sede própria onde os radioamadores poderiam entrar e dizer: “ Estou  na LABRE, estou na minha casa”. Por hoje é só. Um bom final de semana a todos e até a próxima.
.
«««««««««

UMA SINGELA HOMENAGEM AS MÃES


Amigo Radioamador, Mãe é a mulher  que gera e dá luz a um
filho, mas também pode ser  aquela que cria um ente
querido como se fosse sua geradora, dando-lhe carinho, amor e proteção.
As mães  dedicam muito amor aos seus filhos, fazendo  tudo para agradá-los, sofrem com seus    sofrimentos e querem que estes estejam sempre bem.
O dia  das Mães é um dia  para celebrar e agradecer a todas
  as mães, para  as que ainda  estão presentes e para que já se foram.
É comum no dia das Mães os filhos fazerem surpresas ás
suas mães, dando presentes ou organizando atividades que
demonstram amor e carinho por ela.
No Brasil o Dia  das Mães é comemorado sempre no segundo
domingo de maio ( de acordo com decreto assinado em 1932 pelo Presidente    Getúlio Vargas).
É uma data especial, pois neste dia, as mães recebem amor, carinho afeto,   presentes e lembranças de seus filhos.
Encontramos  na Grécia  Antiga os primeiros indícios de
comemoração desta data.  Os gregos prestavam homenagens a
Deusa Reia, mãe comum de todos os seres.
Neste dia, os gregos faziam ofertas, oferecendo
presentes, além de prestarem homenagens à Deusa.
Nos   Estados Unidos, se declarou o Dia das Mães  como festa  Nacional, o que foi aprovada pelo Presidente   Woodrow  Wilson.
Após estes eventos, a data  espalhou-se pelo mundo todo,

A você, mulher, mamãe ou não, os nossos agradecimentos a aquela que nos apoia nos momentos mais difíceis e que esta sempre a nos ajudar quando necessário.

UM FELIZ DIA DAS MÃES A TODOAS AS MÃES DO MUNDO
É um desejo especial da LABRE/RS e todos os seus colaboradores as suas queridas mamães, neste dia especial.


«««««««««


ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Radioamadores,  associados da LABRE/RS, aniversariantes do período de 10 a 16 de maio, que são:  

Dia 11 de maio – JOSE AUGUSTO DOS SANTOS NUNES, PU3ASN
Dia 12 de maio – CLAUDIO FERNANDO RODRIGUES REDU, PU3CFR
Dia 13 de maio – TOME LUIS MOREIRA FREITAS, PU3TLM
Dia 14 de maio – ODAIR JOSE BASSO, PU3OFY
Dia 15 de maio – ALEXANDRE DEVES SAILER, PY3CT

 Parabéns ao amigo, radioamador e associado  da LABRE-RS. Os membros da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo da LABRE-RS saúda-o com votos de um FELIZ ANIVÉRSÁRIO com muita paz, alegria e muita saúde.

«««««««««

FIQUE LIGADO

1º Semana Estadual do Radioamador 01 a 07 de novembro.
62º Rancho do Radioamador Gaúcho, 8 e 9 de novembro,
Em 2014, Porto Alegre, será a sede do rancho em 2014 após 32 anos.
Agende-se para estas datas importantes.
Em breve teremos toda a programação divulgada para ambos os eventos.


«««««««««


VOCÊ É RADIOAMADOR? COLABORE COM A TAXA DE MANUTENÇÃO DA IARU

A IARU é um órgão de representação dos radioamadores a nível mundial, com cadeira ativa dentro da União Internacional de Telecomunicações UIT, que esta lá para defesa das atividades dos radioamadores dentro do espectro de telecomunicações, definida pela própria UIT. E nós radioamadores, somos os principais mantenedores desta entidade.
A LABRE/RS procede o pagamento no valor correspondente a  70 centavos de dólar pelo número de licenças do Estado, ou seja, 3700 licenças ativas, sendo estas pertencentes a radioamadores , associados ou não da LABRE/RS .
A LABRE/RS  é uma entidade sem fins lucrativos e suas atividades dependem exclusivamente das mensalidades de seus associados.  Assim qualquer valor que sai de seu caixa poderá fazer falta em algum momento.
Pagamos por todos aqueles que não são seus associados para ajuda-los a ter direito ao uso do espectro. Assim, mais do que justo, solicitarmos a ajuda daqueles que não  fazem parte de seu quadro social  para colaborar com a entidade de forma a mantermos as atividades da IARU.  Os interessados poderão depositar qualquer valor na conta da LABRE/RS,  na Caixa Econômica Federal, agência 3447, conta 318-6, operação 003. 

Radioamador, colabore. Mantenha a  sua representação pela IARU  para o bom uso das frequências, junto a UIT.


«««««««««

INFORMAÇÕES SOBRE PROVAS PARA INGRESSO AO RADIOAMADORISMO E PROMOÇAÕ DE CLASSE

Prezados colegas. A LABRE/RS tem recebido várias solicitações sobre  as provas para os radioamadores. Informamos que as provas estão temporariamente suspensas pela ANATEL em virtude de trativas internas referente ao acordo LABRE/ANATEL, que visa ao apoio da LABRE a Agência Nacional de Telecomunicações ANATEL na aplicação das provas
Esta suspensão ocorre em todo o país e não somente ao RS.
Temos acompanhado os anseios daqueles que querem adentrar no mundo do radioamadorismo, mas por hora temos que aguardar.
Tão logo tenhamos uma definição anunciaremos aos colegas o calendário para as provas.
Diretoria LABRE/RS

«««««««««


PARA RECORDAR


 O 44º Rancho do Radioamador Gaúcho foi realizado na cidade de Taquara nos dias 26 e 27 de outubro de 1996. O evento teve lugar no Grêmio Estudantil União e  dentro das atrações foi realizada uma visita na Oktoberfest na vizinha cidade de Igrejinha. Na noite do dia 26 aconteceu o tradicional jantar baile com muita animação e alegria. Uma curiosidade dos tempos: a diária de uma suíte no hotel da cidade era de 160 reais e por um quarto simples o valor era de 33 reais. Numa homenagem póstuma lembramos que o presidente do 44º Rancho do Radioamador Gaúcho foi Carlos Alberto Kellermann, conhecido como Beto ou PY3BJ ou simplesmente BJ, recentemente falecido em acidente de trânsito.


«««««««««


ELETRICIDADE
 Por que os medidores de Corrente Contínua não medem Corrente Alternada.


Há diferenças notáveis entre os voltímetros de Corrente Contínua e de Corrente Alternada, especialmente entre seus dispositivos básicos. Os medidores de CC usam um dispositivo básico com bobina móvel: ela fica suspensa no campo magnético existente entre os pólos de um imã permanente. A passagem da corrente através da bobina, no sentido (polaridade) correto, faz com que ela se mova, mexendo também o ponteiro do medidor no sentido certo. A inversão de polaridade, no entanto, faz com que a bobina se mova no sentido oposto e o ponteiro se desloque para baixo de zero. Se o dispositivo básico de um voltímetro para Corrente Contínua fosse percorrido por uma Corrente Alternada, a bobina móvel se deslocaria num sentido, durante um semiciclo, e depois, quando o sentido da corrente fosse invertido, mover-se-ia no sentido oposto. Na frequência de 60 Hertz, o ponteiro não seguiria as inversões da corrente com velocidade suficiente e ficaria vibrando no zero, a posição média da onda de Corrente Alternada. Quanto maior o valor da corrente, maior seria a amplitude da variação e dentro de pouco tempo o excesso de vibrações faria com que o ponteiro se partisse. Mesmo que o ponteiro conseguisse mover-se de um lado para outro, com rapidez suficiente, o movimento seria tão rápido que ficaria impossível fazermos a leitura.

«««««««««

TROCA TROCA NA LABRE/RS


Em reunião da diretoria da LABRE/RS, realizada no último dia 7 de maio, ficou definido todo o calendário dos TROCA TROCA  que serão realizados  2 vezes por mês. Atenção expositores, e participantes, as seguintes datas.
No mês de maio, dia 25.
Junho dias, 8 e 29,
Julho dias , 13 e 27
Agosto dias 13, e 24
setembro dias 14 e 28
outubro dias 5 e 19
novembro dias 9 (No rancho) e 30
Dezembro dia 14


«««««««««


INDICATIVOS ESPECIAIS NA COPA DO MUNDO 2014


ATO No- 4.926, DE 29 DE ABRIL DE 2014
O CONSELHO DIRETOR DA AGÊNCIA NACIONAL DE
TELECOMUNICAÇÕES, no uso das atribuições que foram conferidas à Agência pelo art. 19 da Lei nº 9.472, de 16 de julho de 1997, e pelo art. 16 do Regulamento da Agência Nacional de Telecomunicações, aprovado pelo Decreto nº 2.338, de 7 de outubro de 1997,
Art. 1º Estabelecer, em caráter excepcional, no período compreendido entre 1º de junho a 31 de agosto de 2014, as seguintes condições relativas ao Serviço de Radioamador:
I) autorizar a todo radioamador brasileiro que assim desejar operar no período de 12 de junho a 13 de julho de 2014 com indicativo especial formado por seu indicativo específico com a duplicação do algarismo, sem necessidade de envio de requerimento à Anatel e sem a incidência de taxas;
PY1AA usará o indicativo especial PY11AA
PP2ABC usará o indicativo especial PP22ABC
PY6XY usará o indicativo especial PY66XY
PT9MM usará o indicativo PT99MM

II) autorizar radioamadores estrangeiros, independentemente da existência de tratados de reciprocidade, a operarem estações no território brasileiro no período de 1º de junho a 31 de julho de 2014, observadas as normas vigentes no país, sem necessidade de envio de requerimento à Anatel e sem a incidência de taxas, mediante procedimento de controle a cargo da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão - LABRE, entidade reconhecida pelo Ministério das Comunicações como associação de radioamadores de âmbito nacional e reconhecida pela IARU (International Amateur Radio Union), a qual manterá cópias do passaporte e da licença do país de origem, bem como relação dos locais previstos de operação, e demais informações
à disposição da Anatel; e
III) autorizar a todo radioamador brasileiro que assim desejar operar no período de 13 de julho a 31 de agosto de 2014 com indicativo especial formado por seu indicativo específico acrescido do algarismo 6, sem necessidade de envio de requerimento à Anatel e sem incidência de taxas, no caso do Brasil sagrar-se hexacampeão da Copa do Mundo de 2014.

PY3PXY, poderá usar PY36PXY
PY3IT, poderá usar PY36IT
PY3AA, poderá usar PY36AA
Art. 2º Ficam mantidas as demais condições relativas ao Serviço de Radioamador estabelecidas na regulamentação vigente.
Art. 3º Este Ato entra em vigor na data de sua publicação.

JOÃO BATISTA DE REZENDE

Atenção: para qualquer outro indicativo especial prevalecem as exigências atuais, ou seja, fazer requerimento à Anatel e pagar taxa.
É desnecessário dizer que os radioamadores que usarem indicativo especial devem confeccionar cartão QSL comemorativo e confirmar os contatos feitos.
A LABRE trabalha pelo radioamadorismo brasileiro e mundial.
Fonte: Diretoria Executiva da LABRE


 Colaborou para este artigo André, PY3IT


«««««««««


APOIE A LABRE/RS. ASSOCIE-SE

O que falta para você apoiar a LABRE?
Temos trabalho arduamente nos últimos dois anos e alguns resultados já foram alcançados, mas gostaríamos de fazer mais.
A LABRE-RS é uma entidade sem fins lucrativos e todo o apoio necessário tem que vir daqueles que ela representa.
Associe-se. Temos várias atividades para colocar em prática mas nada será possível se não tivermos um número significativo de colegas para alcançar os objetivos.
Você não quer se associar?  Uma pena, pois gostaríamos te ter você radioamador em nosso grupo.
Se estas considerações não são válidas mas mesmo assim gostaria de ajudar, então faça uma doação:
Caixa Economica Federal
Agência 3447
Conta corrente 318-6
Operação 003

Apoie a LABRE-RS
Somos os representantes dos radioamadores gaúchos para o Brasil e para o mundo.


«««««««««


LEITURAS DO RADIOINFORMATIVO DA LABRE/RS

Acompanhe as leituras do Radioinformativo semanal
em HF: 7.155khz  na banda de 40m as 13:30hs e em 3.760khz em 80m às 19hs.
Em VHF 147.210 – Repetidora da LABRE-RS AS 18HORAS

Também no interior do Estado
- 145.480 (repetidora de Rádio clube de Pelotas)  as 18hs e 145.410 (repetiroa de Rio Grande) as 19hs, ambas leituras realizadas pelo colega Daison Lopes, PY3WS.
- 147.270 – Repetidora do CERAPE em Erechim , nos domingos as 21hs pelo colega Andre Martinovski, PU3AGM.
- 146.690 – Repetidora de Ibirubá, aos sábados as 14hs pelo colega Eliseu Feitem, PU3EMF .
- 145.370 – Repetidora de Santa Maria, aos domingos, as 09 horas da manhã, através de Claudio, PY3OZ.

Também aos domingos pela manhã o colega LUIS RONALDO ROSA, PT2GL faz a leitura via ecolink nas salas LIBERDADE de BRASILIA/DF, 

Desde já agradecemos a colaboração dos colegas na leitura do QTC da LABRE/RS.

«««««««««


“Radioamador, o que você fala ao microfone reflete a sua imagem como pessoa, mantenha a boa técnica e ética operacional nos seus contatos.”


 Para maiores informações da LABRE/RS visite nossos sites em
WWW.LABRE-RS.ORG.BR
WWW.FACEBOOK.COM/LABRE.RS 
ou ainda então envie-nos um e-mail labre-rs@labre-rs.com.br
Nosso telefone 51-3368.3972

Agradecemos a participação de todos os colegas radioamadores e radioescutas.

ESTA É LABRE/RS A LIGA DOS RADIOAMADORES GAÚCHOS. UM BOM FINAL DE SEMANA A TODOS, E ATÉ A PRÓXIMA SEMANA..



Nenhum comentário: