Powered By Blogger

Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de maio de 2014

QTC DA LABRE-RS , EDIÇÃO DE Nº 13 DE 26 DE ABRIL DE 2014

É COM GRANDE SATISFAÇÃO QUE A PARTIR DE  HOJE AQUI NO BLOG DO  RADIOAMADOR NA HISTÓRIA , COMEÇA A INFORMAR OS QTCs DA LABRE-RS , ESSE TRABALHO AGRADEÇO AO RADIOAMADOR PY3CT ALEXANDRE QUE FAZ PARTE DA DIRETORIA  DA LABRE-RS ,QUE TEM A INTENÇÃO DE DIVULGAR E INFORMAR OS TRABALHOS REALIZADOS PELA LABRE-RS COMO TAMBÉM DIVULGAR OS ACONTECIMENTOS NO RADIO AMADORISMO GAÚCHO OU DO SUL DO BRASIL .

Este é o Radio informativo semanal da Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão  LABRE/RS,

 Edição de nº 13  de 26 de abril de 2014

“ LABRE/RS – GESTÃO 2014/2015
 - LIGADA NO RADIOAMADOR”

A PALAVRA DA DIRETORIA

Colega radioamador. E o mês de maio já está batendo na porta. O tempo corre e nós da LABRE/RS estamos também acelerando nossos preparativos para as comemorações da Primeira Semana Estadual do Radioamador e o 62º Rancho do Radioamador Gaúcho que serão no mês de novembro. Antes, vamos passar pela Expointer e já pensando no Concurso Farroupilha. Como percebemos, não podemos ficar esperando o dia de amanhã. E existe um elemento essencial nisso tudo: a colaboração. Os dirigentes se deram as mãos e vamos tocando a programação traçada ainda no ano passado, para que tudo aconteça conforme o planejado. No entanto, nunca é demais um maior número de mãos para terminarmos uma obra. Assim, todo o radioamador que quiser colaborar de uma maneira ou de outra, seja fazendo contribuições espontâneas ou participando de grupos operacionais, será bem vindo. A LABRE/RS ainda busca um lugar para servir de sede própria. Há alguns anos, mais precisamente na década de 50, os radioamadores quase conseguiram um lugar doado pela Prefeitura de Porto Alegre. Foi ainda nos tempos da Casa do Radioamador Gaúcho. Abnegados radioamadores da época foram até o prefeito e solicitaram um local para construírem a sede. O local foi doado, mas, que ironia, o mesmo tinha um proprietário e a doação não pode ser realizada. De lá até hoje e isto para não falar que a LABRE já é uma senhora com mais de oito décadas, ainda não conseguiu ter sua casa própria. Quem sabe a partir deste ano, os radioamadores tenham mais consciência da importância da sua entidade e iniciam uma campanha para a construção da sede própria. A diretoria atual tem sonhado e muito com esta possibilidade. Queremos despertar nos radioamadores, sejam associados ou não, o desejo de termos uma sede. Com ela, temos certeza, o retorno que tantos pedem poderá acontecer. Cursos, palestras, encontros, festas e tudo mais poderão ser realizados na casa do radioamador gaúcho, a sede da LABRE. É um sonho, é verdade, mas poderá tornar-se realidade se os mais de 2.700 radioamadores do estado arregaçarem suas mangas e colaborarem com a entidade que os representa. E como dizem os mais antigos: a esperança é a última que morre. Temos esperança e confiança nos nossos colegas que entenderão nossos propósitos e passarão a encarar a LABRE/RS com outros olhos. Por hoje é só. Um bom fim de semana e até a próxima.


«««««««««


ANIVERSARIANTES DA SEMANA

Colegas radioamadores, associados da LABRE/RS, aniversariantes do período de 26 de abril a 02 de maio,  que são:

27 de abril, ALMIRO DA SILVA, PU3MAR
01 de maio, DERLI JOSE DE OLIVEIRA, PU3DER
02 de maio, JOSE ANTONIO ALVES DOS SANTOS FILHO, PU3JFS

 Parabéns aos amigos, radioamadores e associados  da LABRE-RS. Os membros da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo da LABRE-RS saúda-os com votos de um FELIZ ANIVÉRSÁRIO com muita paz, alegria e muita saúde. 73!


«««««««««

No dia 29 de Março de 2014, foi realizada a Assembleia Ordinária na sede do PX PY Clube para eleição da Diretoria Executiva, Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal para o triênio 2014-2016
A nominata ficou assim constituída:

DIRETORIA EXECUTIVA:

PRESIDENTE   - NELSON FRANCO DE MELO (PU3NFM)
1° VICE PRESIDENTE   -  CHEFE ESCOTEIRA DISTRITAL VERA MARIA ROTH DOS SANTOS
2° VICE PRESIDENTE  - LUIZ   SOARES  MENEGAT (PU5CCO)
SECRETÁRIO  -  CHEFE ESCOTEIRO ELODO ARAÚJO
TESOUREIRO  -  EDSON A. MÜLLER (PY3EN)
DIRETORA DE ESCOTISMO - CHEFE ESCOTEIRA JÚLIA  SALETE DIEHL SANTOS
DIRETOR TÉCNICO  -  EDSON A. MÜLLER (PY3EN)

CONSELHO FISCAL:
CHEFE ESCOTEIRO CLAUDEMIR RENOSTO
CHEFE ESCOTEIRO CLÁUDIO SPADETTO DOS SANTOS
CHEFE ESCOTEIRO LUIS ANTÔNIO MAZZOLA
  
CONSELHO DELIBERATIVO:
Presidente: ANDRÉ SCHWANTES (PY3IT)
ADAIR DE SOUZA GULART (PY3SG)
MARCELO BISSO DE MELO (PY3ML)

O PX PY Clube está de portas abertas para todos os interessados em na prática do Radioamadorismo e operação da Faixa do Cidadão. Associe-se!
Visite o blog do PX PY Clube em
Siga o PX PY Clube no Twitter:
@py3pxy

E-mail do PX PY Clube de Caxias do Sul


«««««««««


PARA RECORDAR

No dia 25 de novembro de 1927, tendo por local a cidade de Washington, foi aprovada a Convenção Radiotelegráfica Internacional com a presença de países dos cinco continentes. Nesta Convenção foi estabelecido o regulamento internacional para as telecomunicações. No seu artigo primeiro foram dadas várias definições como, por exemplo: “O termo Comunicação radioelétrica ou radiocomunicação aplica-se à transmissão sem fio de sinais escritos, imagens e sons de qualquer natureza por meio das ondas hertzianas”. Várias outras definições foram expostas neste primeiro artigo e uma delas chama a atenção, que diz:" Estação de radiocomunicação ou simplesmente estação designa uma estação aparelhada para efetuar uma radiocomunicação”. O Regulamento aprovado abrangeu todos os meios de comunicação, modos, frequências, estabelecendo o código Q como uma das formas abreviadas de comunicação, etc. e aí aparecem também os indicativos de chamada para as estações fixas terrestres e móveis de cada país salientando que as primeiras letras distinguem a nacionalidade das estações. Assim, o Brasil ganhou os indicativos PPA-PYZ. Mas, foi somente em 2 de maio de 1933, através do Decreto nº 22.683, assinado por Getúlio Vargas, que a Convenção foi promulgada e passou a reger a radiotelegrafia nacional, fazendo parte, oficialmente, do mundo das comunicações.


«««««««««


ÉTICA E TÉCNICA OPERACIONAL

Seguidamente ouvimos colegas e até alguns veteranos entrar nas frequências dizendo: “Olá, aqui é o fulano, tudo bem por aí”. Ora, pode parecer muito familiar, mas não tem nada de ética ou técnica operacional de radioamadorismo. Para identificação devemos usar sempre nossos indicativos, que são formados pelo prefixo, no caso do Brasil PY, PT, PQ, PP, PS, PR, PW e PV seguido do número que identifica a região. O Rio Grande do Sul é identificado pelo número 3 (três) e o sufixo que são as letras que escolhemos junto a Anatel após aprovação nas provas de ingresso. Portanto, identifique-se corretamente usando seu indicativo completo e não apenas o sufixo ou somente o prefixo, como por exemplo: 3 FRANÇA,ALFA,VÁLVULA. É errado e completamente ilegal. Identifique-se correta e frequentemente durante seus contatos.


«««««««««

O ALFABETO FONÉTICO INTERNACIONAL
Todos os que já tiveram a oportunidade de participar num Jamboree no Ar, certamente repararam que os radioamadores utilizam uma linguagem própria e que a certa altura começam a falar em Yankees, Zulus, Tangos, Hotels e não sei mais o quê, o que deixa geralmente quem assiste muito intrigado.
Será que estão a explicar a um Yankee que os Zulus estão a ter aulas de Tango no Hotel?
Nada disso…, para os menos esclarecidos com tão "estranha linguagem" aqui fica uma breve explicação sobre o assunto.
Embora a língua Inglesa seja a mais utilizada nas comunicações de amador, existem palavras que se tornam muito difíceis de compreender, imaginem por exemplo um radioamador Inglês a tentar explicar que está a transmitir de WOLVERHAMPTON ao seu colega Português.
Para facilitar a compreensão, foi criado o Alfabeto Internacional Fonético.
Fazendo corresponder a cada uma das 26 letras uma palavra universalmente conhecida por todos os radioamadores podemos transmitir qualquer mensagem, com a certeza que o nosso correspondente a recebeu correctamente.
Desta forma, soletrando pausadamente letra por letra, podemos explicar a qualquer radioamador do mundo que estamos a transmitir por exemplo desde CANTANHEDE,Charlie..Alfa..November..Tango..Alfa..November..Hotel..Echo..Delta..Echo).
O Alfabeto Internacional Fonético tem uma vasta aplicação no universo das radiocomunicações sendo também utilizado nas comunicações aeronáuticas, marítimas e militares entre outras.


A
ALFA
AL FAH
N
NOVEMBER
NO VEMM BER
B
BRAVO
BRA VO
O
OSCAR
OSS KAR
C
CHARLIE
CHAR LI
P
PAPA
PAH PAH
D
DELTA
DEL TAH
Q
QUEBEC
KE BEK
E
ECHO
EK O
R
ROMEO
RO MIO
F
FOXTROT
FOX TROTT
S
SIERRA
SI ER RAH
G
GOLF
GOLF
T
TANGO
TANG GO
H
HOTEL
HO TELL
U
UNIFORM
YOU NI FORM
I
INDIA
IN DI AH
V
VICTOR
VIK TOR
J
JULIETT
DJOU LI ETT
W
WHISKEY
OUISS KI
K
KILO
KI LO
X
X-RAY
EKSS REI
L
LIMA
LI MAH
Y
YANKEE
YANG KI
M
MIKE
MA IK
Z
ZOULOU
ZOU LOU
Para todos os que são verdadeiramente "curiosos", aqui vai um pouco da história do Alfabeto Internacional Fonético.
Antes da II Guerra Mundial não existia um alfabeto fonético comum, excepto para uso militar embora cada serviço tivesse o seu, o que como se pode calcular gerava uma grande confusão. Em 1941 com a eminência da entrada dos EUA no conflito, tornou-se óbvio que era necessario encontrar um alfabeto comum, que viesse a permitir um entendimento concertado no campo de batalha.
Embora fosse grande a rivalidade entre os diversos serviços, e depois de várias tentativas sem sucesso de conciliar as ideias de todos os intervenientes, foi tomada uma decisão drástica.
Convidados os responsáveis dos varios serviços para uma reunião no MIT (Instituto de Tecnologia do Massachusetts), uma vez no local foram reunidos numa enorme sala com grandes quadros, imensos lápis, resmas de papel e um dicionário por pessoa, sendo-lhes comunicado que seriam servidas três refeições diárias e que a porta da sala estaria fechada durante os restantes períodos, bem como não seria permitida a saída de ninguém enquanto não fosse adotado um alfabeto aceite por cada serviço!
O tempo que isto levou a resolver não temos conhecimento, no entanto esta decisão, levou ao aparecimento do Alfabeto Fonético JAN (Joint Army/Navy), com que os Estados Unidos da América entraram na IIª Guerra Mundial.
Este alfabeto embora não fosse perfeito, pois existiam de facto algumas dificuldades de compreensão de várias letras por parte de alguns Exercitos Aliados, foi sem dúvida de grande utilidade para as comunicações militares.
Depois de terminada a Guerra, houve tempo suficiente para absorver os ensinamentos adquiridos e fazer um alfabeto melhor.
No entanto nenhum teve sucesso até que entrou em campo a ICAO (Organização Internacional da Aviação Comercial), que necessitava de adoptar um alfabeto para utilização nas comunicações da emergente indústria Aeronáutica e criou o seu próprio alfabeto fonético.
O alfabeto fonético que hoje conhecemos foi adoptado pela ITU (Organização Internacional das Telecomunicações), organismo onde são elaborados os regulamentos Internacionais das Radiocomunicações.
Embora o alfabeto não seja perfeito, funciona…e constitui uma ferramenta inquestionável nas comunicações por voz, sendo utilizado nos mais variados serviços civis e militares.
Mesmo nas comunicações em FM ( Frequência Modulada) em que a qualidade do audio é geralmente muito boa, a utilização correta do alfabeto fonético permite a detecção de qualquer erro de compreensão na transmissão de uma qualquer mensagem.

«««««««««


3º ENCONTRO DE RADIOAMADORES DE CAMPO BOM

Neste domingo, dia 27 de abril, com início as 9 horas da manhã, com atividades do troca troca com a  tradicional Picanha na Tábua a R$17,00 por pessoa. Local: Restaurante Peppers, na Av. Brasil, 2236 em frente ao Posto Ipiranga da Av. Brasil. Os acessos terão ampla sinalização. No dia do evento haverá empresas que comercializam equipamentos e acessórios para radioamadores.


«««««««««


NOTICIAS DA UNIÃO SANTAMARIENSE DE RADIOAMADORES


REPETIDORA DE SANTA MARIA
Ao entardecer da última quinta – feira 24 de Abril de 2014 retornou ao AR, após 3 anos, a 145.370 desde o Morro das Antenas em Santa Maria – RS.
A repetidora esteve fora do AR por ter ficado sem Torre.

No final de 2013 a USRA – União Santamariense de Radioamadores manteve contato com o Sr. Claudio Zappe, proprietário da Radio Nativa FM de Santa Maria, afim de verificar a possibilidade de utilizarmos a torre secundária da emissora e sua guarita para instalarmos a repetidora. O que foi prontamente autorizado. Agradecemos.
Porém para reativarmos a repetidora teríamos alguns custos, principalmente com cabos, componente fundamental para o bom funcionamento dela. Bem como demais miudezas como parafusos, porcas, arruelas etc etc. No mês de outubro entramos em contato(por e-mail) com tantos  colegas, quanto fosse possível, afim de arrecadar doações para que o retorno da PY3SMA se tornasse realidade. Procuramos colegas mais próximos que fossem usufruir mais da repetidora e, portanto, se você gostaria de ajudar e não foi solicitado, pedimos desculpas, mas não foi por esquecimento. No fim das contas arrecadamos mais de R$800,00   Valor que ultrapassou nossas expectativas. Muitos, mas muitos colegas ajudaram, os quais estão listados abaixo. Contamos também com a ajuda do Eduardo - PY3XP que sintonizou o filtro de cavidade para o RX da repetidora Outro componente fundamental para seu bom funcionamento, pois, no morro das antenas, estão localizadas todas as 6 emissoras de Rádio FM de Santa Maria, todas operando em Classe A, o que lhes confere o direito de operar com 50 Kilowatts na antena. Isso  “endureceria” e muito o RX da repetidora, sem falar em todas as emissoras de TV, operadoras de internet, celular, segurança, polícia etc etc. Tudo lá “amontoado no Morro das Antenas”
O Dornelles PU3CRD que sempre foi o nosso técnico da repetidora desde a primeira vez que ela entrou no ar há muitos anos e responsável pela atual configuração de todo o seu funcionamento, o nosso muito obrigado. Nosso agradecimento também aos que estiveram lá no morro nesta quinta – feira, PU3MSG – Nelson, PU3RAK – Reni e PY3OZ – Claudio.
Já os primeiros testes nos surpreenderam ao mantermos QSO com PU3VOX – Cezar em Itaara e PY3PZ – Barbosa em São Gabriel. O primeiro QSO no retorno da Repetidora ao AR foi com o PY3TIO – Pereira quando ainda fazíamos os primeiros testes.
Agora nos resta fazermos bons QSOs, que retorne o QTC da LABRE aos domingos e as aulas de telegrafia do seu Ozir – PY3OPR.
Colegas  que colaboraram com o caixa para o retorno da PY3SMA: PU3CRD, PU3FKW, PU3KSV, PU3TOT, PU3VNN, PU5LVV,  PY3AN, PY3ANR, PY3AY, PY3CJS, PY3DJB, PY3DS, PY3GA, PY3GAD, PY3GLB, PY3OZ, PY3PRA, PY3TIO, PY3TWA, PY3UA, PY3XP e  PY3YD.
Agora está pronta para ser utilizada e claro, contamos com qualquer ajuda para mantermos sempre um caixa para as futuras manutenções da repetidora.
(Claudio – PY3OZ) 

CONCURSO BRASILIA CW
Neste final de semana acontece a fase de telegrafia do Concurso Brasília ano 54.  PY3OZ o Claudinho, está convidando aos colegas associados da USRA, para estarem operando na  Galpão station, e utilizando o indicativo da USRA: PY3UR.  Os interessados devem entrar em contato com o PY3OZ para o ajuste fino da operação. Excelente oportunidade para praticar radioamadorismo competitivo, utilizando o indicativo da nossa USRA e operando na melhor estação do interior do estado.

RODADA DA USRA
A RODUSRA  acontece de segunda a sexta-feira, das 20h as 21:00 h, na banda de 80m  (3770)

Notícias, atualidades e interatividade é no BLOG DA  USRA.


«««««««««


CONCURSO PARA RADIOESCUTAS  DXCB OM 2014

Com base no “Dia das Comunicações” que será comemorado no próximo dia 5 de Maio, o DX Clube do Brasil estará promovendo o Concurso DXCB OM 2014 que visa estimular a pesquisa e escuta de emissoras de Ondas Médias (OM) no espectro de frequência compreendido entre 530 e 1710 khz.
 O evento é dirigido para radioescutas e dexistas, associados ou não do DX Clube do Brasil, e que residam em qualquer cidade localizada no território nacional. Não serão aceitas inscrições de residentes em outros países.
 O concurso inicia-se às 21:00 hs local da sexta-feira, dia 9 de Maio, tendo o seu final previsto para as 21:00 hs local do domingo, dia 11 de Maio de 2014.
 Todos os participantes receberão por e-mail um belíssimo diploma de participação e os 3 (três) primeiros colocados receberão prêmios do DXCB.
 Para participar do concurso, o interessado deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição no site do DX Clube do Brasil após ler e concordar com o Regulamento que estará disponível na mesma página de inscrição.
 Acesse http://www.ondascurtas.com/atividades/inscricao-em-eventos para fazer a sua inscrição e acessar o Regulamento completo.
 Não deixe de participar de mais esta iniciativa do DXCB em prol do hobby da radioescuta e do dexismo.
 Boa sorte e 73´s a todos.
 Paschoal Francisco Fideli
Conselho Executivo
DX Clube do Brasil


«««««««««


APOIE A LABRE/RS. ASSOCIE-SE

ao associar-se você estará contribuindo para o crescimento do radioamadorismo no RS e no Brasil. A LABRE é uma entidade sem fins lucrativos e o única fonte de recursos que possui é o associado. Por isso convidamos a se juntar a este grupo de colegas que acreditam no radioamadorismo. Você sabia que a mensalidade da LABRE/RS é de apenas R$10,00? É o valor mais baixo cobrado entre todas as LABRES do Brasil e este valor já persiste há quase vinte anos. Para saber como se associar envie e-mail labre-rs@labre-rs.com.br.

Venha, associe-se e faça parte da história da LABRE/RS .


«««««««««


LEITURAS DO RADIOINFORMATIVO DA LABRE/RS

Acompanhe as leituras do Radioinformativo semanal
em HF: 7.155khz  na banda de 40m as 13:30hs e em 3.760khz em 80m às 19hs.
Em VHF 147.210 – Repetidora da LABRE-RS AS 18HORAS

Também no interior do Estado
- 145.480 (repetidora de Rádio clube de Pelotas)  as 18hs e 145.410 (repetiroa de Rio Grande) as 19hs, ambas leituras realizadas pelo colega Daison Lopes, PY3WS.
- 147.270 – Repetidora do CERAPE em Erechim , nos domingos as 21hs pelo colega Andre Martinovski, PU3AGM.
- 146.690 – Repetidora de Ibirubá, aos sábados as 14hs pelo colega Eliseu Feitem, PU3EMF .

Também aos domingos pela manhã o colega LUIS RONALDO ROSA, PT2GL faz a leitura via ecolink nas salas LIBERDADE de BRASILIA/DF, 

Desde já agradecemos a colaboração dos colegas na leitura do QTC da LABRE/RS.

«««««««««


“Radioamador, o que você fala ao microfone reflete a sua imagem como pessoa, mantenha a boa técnica e ética operacional nos seus contatos.”


 Para maiores informações da LABRE/RS visite nossos sites em
WWW.LABRE-RS.ORG.BR
WWW.FACEBOOK.COM/LABRE.RS 
ou ainda então envie-nos um e-mail labre-rs@labre-rs.com.br
Nosso telefone 51-3368.3972

Agradecemos a participação de todos os colegas radioamadores e radioescutas.

ESTA É LABRE/RS A LIGA DOS RADIOAMADORES GAÚCHOS. UM BOM FINAL DE SEMANA A TODOS, E ATÉ A PRÓXIMA SEMANA..

Um comentário:

Anônimo disse...

Baccarat | Live Blackjack - The worrione
Learn how to febcasino play baccarat kadangpintar online with our live dealer Blackjack table. With the help of 바카라 Live Blackjack, you'll be able to play the most advanced casino games