Powered By Blogger

Total de visualizações de página

quarta-feira, 7 de maio de 2014

QTC DE NÚMERO 14 ,DE 03 DE MAIO DE 2014.


Este é o Radio informativo semanal da Liga de Amadores Brasileiros de Radio Emissão  LABRE/RS,

 Edição de nº 14  de 03 de maio de 2014

“ LABRE/RS – GESTÃO 2014/2015
 - LIGADA NO RADIOAMADOR”
A PALAVRA DA DIRETORIA

Colega radioamador. No próximo dia 5 estaremos comemorando o DIA NACIONAL DAS COMUNICAÇÕES. A data foi escolhida para homenagear o marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, que nasceu nesse dia. Foi designado o Patrono das Comunicações do Brasil. Defendeu os índios com os quais manteve contatos diretos quando, no meio das matas brasileiras, instalou as linhas telegráficas, integrando as regiões do centro-oeste e norte ao sudeste do país. Mas, como teria o homem começado a se comunicar. Pela história, no início ele apenas grunhia, não falava e a comunicação era feitas por desenhos nas rochas das cavernas. Mais tarde vieram os sinais com as mãos e depois a fala. Com sua inteligência o ser humano foi evoluindo cada vez mais na arte de se comunicar. Os primeiros testes com eletricidade passaram a ser feitos nos vários países do mundo. Surgem o telégrafo, o telefone, o rádio, a televisão, o celular, e toda esta parafernália que a tecnologia vem desenvolvendo com voracidade cada vez maior. O que começou com tímidas experiências em laboratórios particulares dos cientistas de antigamente, hoje ocupa centenas e até milhares de metros quadrados de laboratórios espalhados por países de várias origens. O homem procura até fora do nosso universo sinais de vida. Ele tem ânsia de comunicação. Não sabemos até onde chegaremos com os avanços técnicos que evoluem a cada dia. São aparelhos de precisão com partes minúsculas que substituem as antigas válvulas e alto falantes. O que os primeiros radioamadores fizeram para obter melhores contatos, hoje, para os novos operadores não passam de histórias do passado. Os equipamentos evoluem de hora em hora. O que hoje é moderno, amanhã já estará ultrapassado. É a evolução da tecnologia. Mas, e o homem na sua essência, também está evoluindo com esta rapidez? Acreditamos que ele ainda conserva muito dos seus antepassados em matéria de comunicação. Continua e continuará falando e gesticulando com as mãos. Procurando se fazer entender por sinais e gestos quanto está em terras estranhas. Por isto, no próximo dia 5, além de comemorarmos o DIA NACIONAL DAS COMUNICAÇÕES, devemos agradecer por ainda podermos nos comunicar com palavras e gestos e, com isto, fazendo crescer nosso círculo de amizades. Por hoje é só. Mais um lembrete: Dia 4, domingo, teremos nosso troca troca na LABRE, a partir das 14horas. Um abraço a todos e bom fim de semana.


«««««««««


ANIVERSARIANTES DA SEMANA

No período de 03 a 09 de maio, não constam em nossas base associados aniversariantes, assim parabenizamos todos os colegas radioamadores gaúchos que neste período estão a fazer aniversário. Os membros da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo da LABRE-RS saúda-os com votos de um FELIZ ANIVÉRSÁRIO com muita paz, alegria e muita saúde. 73!


«««««««««

PARA RECORDAR – No dia 5 de maio comemoramos no Brasil o Dia Nacional das Comunicações. Vejamos algumas datas ligadas às comunicações no Brasil. Em 1852, foi instalado pela primeira vez no Brasil o telégrafo, inventado por Samuel Morse; l877, por ordem de Dom Pedro II foi instalada a primeira linha telefônica no Rio de Janeiro; 1922 acontece a primeira transmissão de rádio no Brasil e em 1923 a primeira transmissão comercial; 1843 o Brasil torna-se o primeiro país da América do Sul a emitir selos postais, os olhos de boi, hoje de incrível valor para os filatelistas. Na primeira metade do século 20, foram instaladas as centrais telefônicas em todo o país e criados o Departamento de Correios e Telégrafos (DCT), o Correio Aéreo Militar que originou o Correio Aéreo Nacional. Em 1958 foi criado o sistema discagem direta à distância – DDD e em 1965 criada a Empresa Brasileira de Telecomunicações – Embratel. Em 1967 surge o Ministério das Comunicações. 
Em 1969, o DCT foi transformado em Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Neste mesmo ano o Brasil inaugurou a primeira estação de comunicação com satélites. Em 1972, foi criada a Telecomunicações Brasileiras Sociedade Anônima – Telebrás e surgem os primeiros “orelhões" no Rio de Janeiro e em São Paulo.  O Brasil, em 1975, passa a integrar o sistema de discagem direta internacional (DDI). Em 1980 chegam os primeiros cabos de fibra óptica e em 1990 aparecem os primeiros celulares. Em 1995 o Brasil implanta a internet comercial e em 1997 foi criada a Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel.


«««««««««


ELETRICIDADE – CORRENTE ALTERNADA – A corrente alternada através de um condutor muda normalmente de sentido em intervalos regulares. Podemos medir a corrente alternada pelo número de elétrons que passam por um ponto em um determinado tempo. Vamos supor que um Coulomb de elétrons passa por um ponto de um fio em um segundo e que todos os elétrons se movem no mesmo sentido: a corrente é contínua de um ampère. Se meio Coulomb passar por um ponto em meio segundo, movendo-se em um sentido, e depois inverter sua trajetória e passar pelo mesmo ponto no meio segundo seguinte, teremos um total de um Coulomb passando pelo ponto em um segundo, isto é, teremos uma corrente alternada de intensidade igual a um ampère. Assim, é o fluxo total de elétrons que determina a corrente elétrica, independentemente do sentido do fluxo de elétrons.


«««««««««


AJUDE NA INSTALAÇÃO OU MANUTENÇÃO DE UMA REPETIDORA

Recentemente verificamos que muitos colegas estão ajudando na ativação de repetidoras. É importante lembrar que todo o conjunto de esforços trazem resultados positivos para todos os interessados. Um grande exemplo foi a reativação da Repetidora de Santa Maria.
Afinal todos utilizamos a custo zero e os custos para manutenção são evidentemente altos, assim se todos colaborarem teremos mais repetidoras para nos comunicar.
Procure um mantenedor na repetidora de sua região. Muitas vezes podemos ter equipamentos que transmitem mas não recebem, outro que recebe, mas não transmite, estes sim poderão ser reutilizados nas repetidoras.  Mantenedores mantenham contatos com outros colegas também mantenedores de repetidora para auxiliá-lo.

Uma repetidora que acha-se inativa que é de grande valia aos radioamadores viajantes é a repetidora de Vila Nova do Sul, cidade as margens da BR290, distante 300km de Porto Alegre e que acha-se a 250metros de altura ao nível do mar
O Colega Barboza, PY3PZ, mantenedor daquela repetidora solicita ajuda radioamadores da região a auxiliá-lo na reativação daquela que é uma fantástica repetidora, privilegiadora por sua localização.
Qualquer material que possa reativá-la poderá ser de grande interesse.
Para aqueles que queiram apoiar entrem em contato com o Barboza, PY3BZ através de seu e-mail:, py3pz@hotmail.com.
AJUDE E AUXILIE


«««««««««

COMUNICADO

O Radio Clube de Pelotas vem através deste, relatar que a repetidora a 145.480 Khz vem sendo interferida, possivelmente por sinais de emissoras comunitárias de FM, que chegam a atingir mais de 50 Km, possivelmente operando com potências acima da permitida, com antenas de alto ganho e talvez com equipamentos não homologados, com excesso de modulação, sem licença de funcionamento da Anatel respaldadas por liminar da justiça.

 Por esse motivo, a equipe técnica da RCP vê-se obrigada a desligar a repetidora, várias vezes causando transtorno aos radioamadores que desejam utilizar a PY3RCP que presta um serviço de utilidade pública. Pedimos desculpas aos usuários pelo infortúnio e solicitamos a todos que denunciem a ANATEL qualquer tipo de infração ou entrem em contato com nossa entidade, ajudando-nos a tomar as devidas providências.
           
 A diretoria do Radio Clube de Pelotas.


«««««««««

TROCA TROCA NA LABRE/RS

Convidamos a todos os colegas radioamadores, expositores, familiares e apreciadores do radioamadorismo a estarem presentes na sede da LABRE/RS neste domingo, dia 04 de maio para mais uma edição do troca troca. Traga seus equipamentos, antenas e demais acessórios para uma grande oportunidade de negócio. Lembramos que também no dia 25 de maio teremos outra uma edição do troca troca da LABRE/RS.
Venha e Partiicpe


«««««««««


LABRE – RS em visita ao Corpo de Bombeiros da
cidade de Sapiranga – RS



Nós radioamadores nos dividimos basicamente em dois grupos: o primeiro é daqueles que encaram o radioamadorismo como hobby e se divertem fazendo contatos, DX, pesquisas técnicas, etc. O segundo grupo é o dos “contesteiros” – radioamadores que se focam nos concursos e atividades relacionadas, como engenhar antenas, lineares e muitos outros recursos que os permitam ir mais rápido, mais distante e mais vezes que seus oponentes naquele conteste. Porém existe algo que é comum a estes dois grupos, mesmo que pareçam bem diferentes. Os distintos radioamadores tem habilidades técnicas, mesmo que em graus diferentes.
No último domingo ,27 de abril, a LABRE-RS, representada por os colegas Tomi Pasin, PU3TPR, Jefferson Simões, PY3JSS e Carlos Gonçalves, PY3CAG, representando a LABRE/RS  e o radioamador Jonas Amaral, PU3JAA, estiveram estiveram partilhando seus conhecimentos e habilidades com os amigos do Corpo de Bombeiros da cidade gaúcha de Sapiranga na manutenção dos rádios de comunicação das suas viaturas e base.
Foi uma interação extremamente positiva por quando os bombeiros puderam explicar um pouco mais detalhadamente sua rotina, necessidades no que tange a comunicação e o time da LABRE-RS avaliar o que pode ser feito no sentido de auxiliar. Com as habilidades e conhecimentos adquiridos no radioamadorismo foi possível sugerir a implantação de uma antena na base,  diferente da utilizada afim de cobrir uma área mais ampla do território que atendem bem como executar manutenção preventiva nos rádios das viaturas, para minimizar a possibildiade de falta de comunicação entre viaturas e base. O time lá presente fez um relatório da sua atividade com sugestões que serão apresentadas à diretoria da LABRE-RS a fim de dar prosseguimento a este tipo trabalho apoiando os corpos de bombeiros que desejem receber este tipo de ajuda.
A LABRE-RS fica extremamente agradecida a todo time do Corpo de Bombeiros de Sapiranga, especialmente ao Sgt. Alex que foi nosso anfitrião. Lá pudemos de certa forma “devolver” um pouco do que temos – nossos conhecimentos e habilidades – para a sociedade. Mesmo que de forma indireta nos sentimos alegres e satisfeitos por poder ajudar a comunidade daquelas cidades com nosso trabalho voluntário e mais alegres ainda por termos a perspectiva de ajudar mais a quem precisa.
Aos nossos companheiros radioamadores deixamos a mensagem expressa numa frase de Napoleão Bonaparte: “A habilidade é de pouca importância sem a oportunidade”. Vamos criar oportunidades para pormos em prática e ao serviço da sociedade nossas habilidades como radioamadores.

Aguardem nos próximos QTCs novidades sobre essa modalidade de auxilio a entidades de serviço público ou comunitário.



«««««««««


 MOVIMENTO DO BUREAU da LABRE-RS ABRIL/2014


A LABRE-RS informa o envio de QSLs para as LABREs de ES, SE, BA, RN, PE, MT, GO, RJ, SP, DF, MG, PR, SC, PB, CE e MS.
Despachamos tabém para as seguintes cidades gaúchas: Porto Alegre, Santo Ângelo, Santa Cruz, Santa Maria, Caxias do Sul e Rio Grande.
Para o exterior foram enviados cartões para Alemanha, Áustria, Bélgica, Chile, Croácia, Cuba, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Japão, Portugal, República Tcheca, Suíça e Uruguai.
  
Diretoria de Radioamadorismo
LABRE-RS 




NOTICIAS DA UNIÃO SANTAMARIENSE DE RADIOAMADORES



EXPEDIENTE
No expediente do último sábado, tivemos a oportunidade de nos encontrarmos com os colegas da USRA.  Tivemos um momento de confraternização com a participação dos aniversariantes dos últimos dois meses.
Muitos relatos e comentários sobre a ativação da Repetidora da USRA e a comunicação do Claudio PY3OZ, de que no domingo pela manhã, as 9:00 horas o QTC da LABRE-RS estaria sendo lido via repetidora  145370.
Nesta semana os associados receberam  a convocação para a reunião do Conselho Fiscal no dia 17 de Maio e para a Assembléia Geral ordinária  a realizar-se no dia 24 de  Maio. Todos os  associados em dia com suas obrigações estatutárias  estão convocados a participar. O edital de convocação foi publicado a edição do dia 26 do Jornal A RAZÃO, conforme estabelece o nosso regimento interno. 

CONCURSO BRASILIA CW

No último final de semana aconteceu a fase de telegrafia do Concurso Brasília ano 54.  PY3OZ o Claudinho e PY3GAD o Darcy, presidente da USRA, estiveram ativando a PY3UR diretamente da “Galpão station”. Momentos de confraternização e prática operacional. Diversos colegas e associados estiveram presentes.

RODADA DA USRA
A RODUSRA  acontece de segunda a sexta-feira, das 20h as 21:00 h, na banda de 80m  (3770)

Notícias, atualidades e interatividade é no BLOG DA  USRA.



«««««««««


CONCURSO PARA RADIOESCUTAS  DXCB OM 2014

Com base no “Dia das Comunicações” que será comemorado no próximo dia 5 de Maio, o DX Clube do Brasil estará promovendo o Concurso DXCB OM 2014 que visa estimular a pesquisa e escuta de emissoras de Ondas Médias (OM) no espectro de frequência compreendido entre 530 e 1710 khz.
 O evento é dirigido para radioescutas e dexistas, associados ou não do DX Clube do Brasil, e que residam em qualquer cidade localizada no território nacional. Não serão aceitas inscrições de residentes em outros países.
 O concurso inicia-se às 21:00 hs local da sexta-feira, dia 9 de Maio, tendo o seu final previsto para as 21:00 hs local do domingo, dia 11 de Maio de 2014.
 Todos os participantes receberão por e-mail um belíssimo diploma de participação e os 3 (três) primeiros colocados receberão prêmios do DXCB.
 Para participar do concurso, o interessado deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição no site do DX Clube do Brasil após ler e concordar com o Regulamento que estará disponível na mesma página de inscrição.
 Acesse http://www.ondascurtas.com/atividades/inscricao-em-eventos para fazer a sua inscrição e acessar o Regulamento completo.
 Não deixe de participar de mais esta iniciativa do DXCB em prol do hobby da radioescuta e do dexismo.
 Boa sorte e 73´s a todos.
 Paschoal Francisco Fideli
Conselho Executivo
DX Clube do Brasil


«««««««««


APOIE A LABRE/RS. ASSOCIE-SE

O que falta para você apoiar a LABRE?
Temos trabalho arduamente nos últimos dois anos e alguns resultados já foram alcançados, mas gostaríamos de fazer mais.
A LABRE-RS é uma entidade sem fins lucrativos e todo o apoio necessário tem que vir daqueles que ela representa.
Associe-se. Temos várias atividades para colocar em prática mas nada será possível se não tivermos um número significativo de colegas para alcançar os objetivos.
Você não quer se associar?  Uma pena, pois gostaríamos te ter você radioamador em nosso grupo.
Se estas considerações não são válidas mas mesmo assim gostaria de ajudar, então faça uma doação:
Caixa Economica Federal
Agência 3447
Conta corrente 318-6
Operação 003

Apoie a LABRE-RS
Somos os representantes dos radioamadores gaúchos para o Brasil e para o mundo.


«««««««««


LEITURAS DO RADIOINFORMATIVO DA LABRE/RS

Acompanhe as leituras do Radioinformativo semanal
em HF: 7.155khz  na banda de 40m as 13:30hs e em 3.760khz em 80m às 19hs.
Em VHF 147.210 – Repetidora da LABRE-RS AS 18HORAS

Também no interior do Estado
- 145.480 (repetidora de Rádio clube de Pelotas)  as 18hs e 145.410 (repetiroa de Rio Grande) as 19hs, ambas leituras realizadas pelo colega Daison Lopes, PY3WS.
- 147.270 – Repetidora do CERAPE em Erechim , nos domingos as 21hs pelo colega Andre Martinovski, PU3AGM.
- 146.690 – Repetidora de Ibirubá, aos sábados as 14hs pelo colega Eliseu Feitem, PU3EMF .
- 145.370 – Repetidora de Santa Maria, aos domingos, as 09 horas da manhã, através de Claudio, PY3OZ.

Também aos domingos pela manhã o colega LUIS RONALDO ROSA, PT2GL faz a leitura via ecolink nas salas LIBERDADE de BRASILIA/DF, 

Desde já agradecemos a colaboração dos colegas na leitura do QTC da LABRE/RS.

«««««««««


“Radioamador, o que você fala ao microfone reflete a sua imagem como pessoa, mantenha a boa técnica e ética operacional nos seus contatos.”


 Para maiores informações da LABRE/RS visite nossos sites em
WWW.LABRE-RS.ORG.BR
WWW.FACEBOOK.COM/LABRE.RS 
ou ainda então envie-nos um e-mail labre-rs@labre-rs.com.br
Nosso telefone 51-3368.3972

Agradecemos a participação de todos os colegas radioamadores e radioescutas.

ESTA É LABRE/RS A LIGA DOS RADIOAMADORES GAÚCHOS. UM BOM FINAL DE SEMANA A TODOS, E ATÉ A PRÓXIMA SEMANA..

Nenhum comentário: