Powered By Blogger

Total de visualizações de página

quinta-feira, 15 de maio de 2014



Seção a cargo de
PY1BV - LUIZ ONOFRE RIBEIRO

          E o nosso Grupo dos Veteranos vai tomando corpo e cada vez mais granjeando a a colhida carinhosa daqueles que pouco a pouco vem ao nosso encontro nos honrar com saudosas e jamais esquecidas recordações...
          cada carta que a secretaria de E.P. nos entrega, destinada ao GV , é mais uma mensagem do passado que muito nos alegra em receber .
          E pudéssemos recebe-las todos os dias ...
No seu atual QTH em Nova Andradina , MT, o Mira fez
esta foto ¨para a posteridade ¨. Observem, além do belo
equipamento, o exemplar de E.P sobre a mesa ( que puxada!) 
          Hoje acolhemos outros dois veteranos. São mais duas emoções que nos tocaram fortemente. Como o nosso espaço é calculadamente medido deixamos de lado a nossa parte na apresentação desse novos companheiros do GV , para que os mesmos façam os registros dos respectivo histórico no radioamadorismo e na LABRE.
          O primeiro dos apresentados, coincidentemente vem a ser o nosso ¨padrinho¨no rádio, pois com ele registramos o 1ª comunicado em ( bem , a data não vai interessar muito...) na faixa dos 80 metros. Ele em Raiz da Serra (Vilha Inhomirim , RJ) e nós aqui na Guanabara , então Distrito Federal.
          Vejamos o que , contém a carta de Claudio Mira , atual PY9MC:
          Meu caro Luiz :
          Você vai cair sentado ao verificar quem assina esta cartinha . Aqui no sueste mato-grossense , através da E.P , quando me chega às mãos , vou ficando a par e acompanhando com carinho o movimento vitorioso e sempre crescente de CQ-Radioamadores.
          Não estranho o sucesso porque a equipe que coordena pesa na balança. Alem do mais existe o Jujuba (naõ sei se conhece esta alcunha do Gilberto) cujo espírito de luta , inigualável , aliado aquela vontade de penca que o caracteriza, proporciona todas as condições para que , mesmo em situações adversas , a vitória se materialize. Aliás , vocês já são vitoriosos.
Este o QSL com que o então PY1NQ, Claudio Mira,
sacramentou o ¨batismo¨ao afilhado PY1BV . A data?
bem... lamentavelmente foi registrada no verso do
mesmo ... Como se pode observar o MIRA também
operava com a 6l6, a saudosa ¨Amelia¨
          Tudo em CQ- Radioamadores causa revolução de costumes , de hábitos e forma de ser encarar o Radioamadorismo . Está operada a metamorfose: então vocês todos de parabéns e especialmente a R.N.R. que acorda, depois de longo tempo de verdadeiro esquecimento de si mesma . É deste espirito e em todos os setores que o Brasil precisa para tomar conta do que é nosso.
          Agora, meu caro Luiz , um pouquinho de ¨reminiscência¨.
O QSL de PY9MC contém , em uma das faces , uma caricatura
publicada em E.P a propósito da dificuldade em se obter
cartões de colegas de Mato Grosso . Será o Mira um dos raros
bons pagadores? 
          Lembras-te do teu primeiro , QSO ? Lembras-te do teu primeiro XMTR ? Deixo que faças um pouquinho de esforço de memória ...
          Quero saber se posso candidatar-me ao GV e por isto envio minha primeira licença de Radioamador.
          Meu QTH atual . Nova Andralina, MT - Meu prefixo: PY9MC  - QTR : de rádio: 7 às 8 e 11 às 12 horas - QRG 40 metros ( 7.100 khz) . Abraça-te o C. Mira ¨.

          N. do R - Bem , sentado não caí . Fomos ao nosso médico já que a pouco e pouco ¨algo ¨ não vinha se portando bem ... ( recomendação do mesmo : ¨evita emoções e choques ¨. Achamos até graça! ...) Quanto às referências à E-P e sua equipe , agradecemos em nome da mesma e do Emir ( desculpe o nosso diretor) Jujuba... O esforço de memória não foi necessário - Aquele momento está sempre presente e até hoje fazemos referência ao transmissor de montagem do padrinho PY1NQ: 1 valvula 6l6 ( a Amélia) na saída , modulando, dobrando, oscilando , lavando, cozinhando , encerando ... e cobrindo , praticamente toda a América do Sul , em fonia ( o microfone era uma capsula de carvão !!!) nos oitentas metros . Na ¨rodada¨de batismo ainda estavam PY1NE , PY1MQ E PY1NO (ex) . Bem , paramos aqui para tomar um comprimido da receita médica. Mas muito obrigado , mesmo , Mira , pelo exemplo que desde 26 de fevereiro de 1940 ( data da primeira licença , então como PY1NQ ) vimos procurando seguir no radioamadorismo pátrio.
          P.S. - Em retribuição ao ¨Jujuba¨, o PY1AFA informa o apelido do eminente caçador de antas em plena praia de Copacabana : Bubuca. Tudo vem dos velhos tempos em que ambos trabalhavam juntos instalando a rede de rádio da Aerovias Brasil no então inexplorado Vale do Rio Tocantins .
      ***********************************************************************

Eis a figura - séria mas sempre simpática- do
veteraníssimo PY1HR que , por sinal
é positivo no pagamento de QSL.
Outro veterano , verdadeiro exemplo de respeito pela vida de trabalho e atividade no radioamadorismo se faz presente para mais ainda nos obrigar a contrariar o conselho do médico...
          Referimo-nos a Jorge de Rocha Chataignier , que , com toda aquela sua peculiar modéstia , diz a certa altura de sua carta ¨acredito poder incluir-me ...¨.
          Mas vamos à honrosa  carta de PY1HR, veterano , de fato .
          ¨Prezado colega Luiz PY1BV:
Este o primitivo QSL de PY1HR. Somente , talvez
veteranos o tenham recebido , no verso do
mesmo estão os dados para preenchimento 
          Através da leitura , sempre útil e interessante , da Revista Eletrônica Popular , tive conhecimento da organização do Grupo dos Veteranos , no qual se visa reunir os ¨velhos ¨batalhadores do Radioamadorismo . Acredito poder incluir-me entre estes pelo que envio-lhe em anexo uma xerocópia da 1 ª licença que obtive , quando ainda estudante , em 1938, assim como um exemplar do primeiro QSL e um do atual . A título de esclarecimento , informo-lhe também : a) Sócio da LABRE , admitido em reunião do conselho Diretor de 24 de julho de 1937; atualmente sócio remido ; b) prefixado em 28 de junho de 1938 , como PY1HR ; c) aprovado como radioamador classe ¨A¨ em 18-09-1941 ; d) de 1963 a 1966 operando em Brasília sob o prefixo PY2GHG ; de fins de 1963 a principios de 1966 cooperei com a Diretoria Seccional de Brasília no cargo de secretário; QTH atual: Rua Humaitá 249 ,ap 901 , Rio , GB ¨.
Acompanhando a evolução natural dos tempos , PY1HR
simplificou seu QSL, não só nas dimensões , que diminu-
íram , como , também , na sua composição tipográfica .
          Sem querer dizer muito do que há na sua vida de radioamador o veterano  PY1HR omitiu várias de suas atividades na Administração da LABRE . Foi um dos que mais incentivaram a mocidade a ingressar na R.N.R.  Reconhecido por sua condição de técnico e ativo experimentador, é autor , igualmente, de vários trabalhos técnicos , tendo muitos deles sido publicados na antiga revista QTC da qual era também quase que permanente colaborador .
          Ao PY1HR, o bom colega Chataignier o nosso fraterno 73 de boas vindas ao seio do GV , que se sente rejubilado em te-lo em seu quadro de veteranos !








   




Fonte : Eletrônica Popular set/outubro de 1969.vol. 27
páginas .90, 91 e 92



          

Nenhum comentário: